sábado, 13 de dezembro de 2014

Como passei a ser pai de uma criança bilíngue


Há quanto tempo não escrevia mais em nenhum blog! Desta vez, no entanto, quero escrever sobre famílias bilíngues e pais falantes não nativos! Isso também é novidade pra mim!

Me apresentando melhor, meu nome é Bruno, tenho 30 anos, casado e pai de um menino de 3 anos chamado Renan. Seria tudo bem comum não fosse minha decisão desde abril deste ano de falar exlusivamente em inglês com meu filho. Mas por que resolvi fazer isso, já que inglês não é minha língua materna nem tenho nenhum parente no exterior?

Tudo começou, na verdade, com um desejo de (talvez) colocá-lo em uma escola bilíngue de João Pessoa, onde moramos. Visitamos em 2013 uma escola, achei muito organizada, salas amplas, cheguei a ouvir até uma menina bem pequena falando em inglês com a professora. Cogitamos colocar lá, mas um conjunto de fatores terminou por não permitir: a mensalidade é muito cara, a não ser que eu pretendesse ter filho único; a escola é distante de minha casa e eu e minha esposa não temos nenhum familiar na cidade; e, por último,  nem conseguimos vaga!

Por acaso, ganhei de minha cunhada um livro cujo tema era "ensine inglês ao seu filho". O livro instruía os pais a fazerem atividades recreativas de modo a seus filhos aprenderem palavras, frases, músicas em inglês. Logo vi que o público-alvo do livro não me incluía,  porque não era necessário sequer saber inglês realmente para usá-lo, só que eu tenho um nível que se aproxima de fluente. Quando percebi isso, comecei a falar com ele na mesma noite!

Já faz meses que estou falando com meu filho dessa maneira e pensei que poderia compartilhar um pouco o que estou passando, não é mesmo? No caso, ao menos por enquanto, Renan está tendo uma forma de bilinguismo chamada de Bilinguismo Passivo (porque ele responde principalmente em português para tudo que eu falo). Normalmento leio tanta coisa da Internet e escrevo tão pouco! Desse modo, este blog é sobre minha experiência como um pai falante não nativo de inglês. Até os próximos posts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário