terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tempo de exposição - conversas, vídeos, joguinhos

O tempo de exposição, que é o tempo que a criança passa em contato com o idioma minoritário (no caso, inglês), tem grande importância no desenvolvimento do bilinguismo. É através de exemplos e de um ambiente propício que a criança vai se sentir a vontade e ter os fundamentos necessários para falar. Quanto mais tempo a criança tiver contato com o idioma, mas ela vai ter condições de aumentar o vocabulário e de exercer um uso ativo do idioma (falar). Encontrei neste artigo uma referência para uma quantidade "razoável" de exposição no idioma minoritário por semana: cerca de 25 horas por semana. Isso equivale a aproximadamente 30% do tempo da criança acordado. Fazer menos de 20 horas semanais pode ser pouco para o desenvolvimento ativo do idioma.

Normalmente, nos dias de semana, eu passo as noites com Renan. Tem noites que converso com ele a noite toda, já tem noite que falo muito pouco. No sábado e domingo, eu passo muito tempo conversando com ele, praticamente o dia todo. 

Ao longo desses meses, venho tocado também vídeos, desenhos e jogos para ele em inglês, como forma de incentivá-lo e, ao mesmo tempo, mostrar que inglês é um idioma usado por outros (inclusive pelo Mickey que ele adora!).

Desenhos e animações

Eu uso o Netflix, Youtube e alguns aplicativos de Android para passar desenhos e vídeos legais para Renan em inglês (não uso TV a cabo).
No Youtube, os canais com musiquinhas que nós mais gostamos são:
No Netflix, os programas que ele mais assiste em inglês são:
  • Mickey Mouse Clubhouse 
  • Pocoyo
  • Mister Maker
  • Animal Mechanicals
Aplicativos e jogos eletrônicos

(Esta seção lista aplicativos e a realidade deles em 2016, muita coisa nova já existe desde então)

Best Kids Stories
Renan adora quebra-cabeças e joguinhos de montar. Listo os aplicativos abaixo apenas para exemplificar, uma vez que existe uma grande quantidade de aplicativos nesse sentido na PlayStore:
Também existem alguns aplicativos que misturam o conceito de história e jogo. Este aplicativo com a história da chapeuzinho vermelho, por exemplo, tem uns mini-jogos a cada página. No iStoryBooks, há várias historinhas narradas (mas estáticas). The Going to Bed Book é um livro interativo bastante divertido (e com música calma), mas é pago e um pouco curtinho.

Definitivamente, o aplicativo que mais usamos foi Best Kids Stories. Ele não é gratuito (parece-me que ao instalar você ganha alguns vídeos grátis), mas tem uma qualidade visual muito alta e as histórias são muito bem contadas e resumidas, com inglês excelente. Recomendo bastante. EDIT: hoje em dia é possível assistir alguns vídeos direto do Youtube, basta acessar este link.

Consegui fazer Renan falar várias frases em inglês hoje, depois de ficar pedindo para ele repetir comigo, completar umas frases ou responder sozinho. No entanto, a resposta padrão ainda é o português, mas ele não se importou de eu ficar pedindo pra ele falar inglês comigo. Será que isso vai evoluir? :).

2 comentários:

  1. Vê-se que vc tem estudado bastante, Bruno! A seleção está excelente!
    Espero termos logo nossas crianças para podermos usar suas dicas!
    Me perdi nos videos do Super Simple Songs! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, quero muito ver vocês com filhos bilíngues também! Outro desenho legal que ele passou a assistir também foi Super Why.

      Excluir